Visto B1/B2 para os Estados Unidos
Não perca mais tempo e solicite o seu visto B1, B2 ou B1/B2 directamente online através do nosso site parceiro. Terá toda a ajuda de que necessita e acesso a um formulário de candidatura em português.
Os Estados Unidos não são apenas um destino turístico, mas também um destino frequente de negócios. Se está a planear visitar os EUA em negócios ou em lazer, existe um tipo de visto que pode ser utilizado para ambos os fins. Trata-se do visto B. Este é um dos principais tipos de visto emitidos por este país e pelo seu serviço de imigração, e permite-lhe viajar para os Estados Unidos de várias formas. Aqui, vamos falar mais detalhadamente sobre este visto, que pode ser um visto B1 ou B2, e como solicitá-lo. Em primeiro lugar, o visto B para os Estados Unidos difere da autorização electrónica de viagem ESTA em vários aspectos. Entre elas, o seu período de validade, que varia de 1 a 10 anos consoante o caso, em comparação com dois anos para o ESTA. O direito de permanência no país concedido por este visto é de 6 meses consecutivos, em comparação com 90 dias para o ESTA, e este período pode ser prorrogado por mais 6 meses.
Pedir um visto B1 ou B2 para os EUA: em resumo
- Tipos de visto: O visto B1 destina-se a viagens de negócios, enquanto o visto B2 se destina a turismo, tratamento médico ou visita a familiares ou amigos.
- Duração da estada: A duração máxima de estada autorizada com um visto B1 ou B2 é de 6 meses por entrada.
- Pedido de visto: Pode requerer um visto B1 ou B2 em linha através do sítio Web do Departamento de Estado dos EUA ou através de um prestador de serviços.
- Documentos necessários: Para efetuar o pedido, é necessário um passaporte válido, uma fotografia tipo passe, um comprovativo de viagem, um comprovativo de fundos suficientes para a sua estadia nos EUA e uma carta de convite (para o visto B1).
- Entrevista: Depois de submeter a sua candidatura em linha, terá de comparecer numa entrevista na Embaixada ou Consulado dos EUA no seu país.
Como explicámos rapidamente na nossa introdução, existem diferentes tipos de visto B, como o visto B1 ou B2, bem como um visto que combina estas duas formas, o visto B1/B2. Vamos então analisá-los um a um, começando pelo visto B1, que é o visto para quem viaja por motivos profissionais.
Se precisar de viajar para os Estados Unidos por motivos profissionais, pode solicitar um visto B1. Este visto dá-lhe várias opções nos Estados Unidos, como se indica a seguir:
No entanto, existem excepções à utilização deste visto B1, que não lhe permitirá, por exemplo, trabalhar como empregado de uma empresa americana. Para trabalhar nos Estados Unidos, terá de obter um visto específico, o visto de trabalho H1B. Este visto também o impede de receber dinheiro de uma entidade americana durante a sua estadia nos EUA.
Vamos agora falar-lhe do segundo tipo de visto B mais frequentemente emitido pelas autoridades americanas, o visto B2. Este é o visto que deve obter se pretender viajar para os EUA como turista e se não tiver conseguido obter a autorização ESTA. Também será útil se desejar viajar para os EUA para participar num evento específico ou se viajar por razões médicas. Também pode ser utilizado por viajantes que pretendam visitar familiares que vivem nos EUA.
O visto B2 pode permitir-lhe viajar para os EUA pelos seguintes motivos
No entanto, tal como o visto B1, o visto B2 tem certas limitações e não pode ser utilizado em determinados casos específicos. É o caso, nomeadamente, do trabalho nos Estados Unidos, que exige um visto de trabalho H1B específico. Também não poderá receber qualquer remuneração ou pagamento de uma entidade americana com este visto durante a sua estadia.
Poucos viajantes sabem, mas também é possível não escolher entre os vistos B1 e B2, mas sim optar pelo visto B1/B2, que combina as características e especificidades destes dois tipos de visto. Assim, qualquer que seja o motivo da sua viagem (negócios, medicina, turismo, etc.), pode utilizar este visto sem qualquer dúvida.
Optar por este visto B1/B2 é uma boa ideia se quiser usufruir das vantagens das duas autorizações. Naturalmente, o preço deste documento pode ser mais elevado.
Para ser elegível para um visto B1/B2, deve demonstrar ao funcionário consular que preenche as seguintes requisitos:
Condições gerais :
Requisitos adicionais para o visto B1 :
Condições adicionais para o visto B2 :
Vamos agora dar um passo em frente e analisar mais pormenorizadamente a forma de requerer e obter um visto B1 ou B2, ou mesmo um visto B1/B2.
Em primeiro lugar, antes de apresentar o seu pedido, deve ter em conta que terá de fornecer uma série de documentos comprovativos aquando da apresentação do seu pedido. O principal objectivo destes documentos é verificar se os viajantes que se deslocam aos Estados Unidos com estes vistos não têm a intenção de imigrar ou de se estabelecerem de forma permanente e, portanto, ilegal. Por conseguinte, é necessário preparar qualquer documento ou prova que possa demonstrar a sua ligação ao seu país de origem. Pode tratar-se de um livro de registo familiar, de uma certidão de casamento, da certidão de nascimento dos seus filhos, de um título de propriedade, de um contrato de trabalho ou de qualquer outro documento deste tipo. Em suma, qualquer documento oficial que indique que tem interesse em regressar ao seu país após a sua estadia será útil. Naturalmente, ser-lhe-á também pedido que apresente documentos e provas que demonstrem que se enquadra na categoria de visto a que pretende candidatar-se.
Pode requerer um visto B1 ou B2 directamente online ou utilizando o formulário específico DS-160 fornecido por vários sítios, incluindo o sítio do prestador de serviços que recomendamos nesta página. Este formulário deve ser preenchido com o máximo cuidado, não deixando nenhuma pergunta em branco e respondendo a todos os itens com franqueza e honestidade. Este é o formulário que será utilizado pelas autoridades responsáveis pela análise do seu pedido de visto durante a entrevista obrigatória que terá posteriormente. Este documento deve ser enviado para a Embaixada dos EUA no seu país de residência. Mais uma vez, isto pode ser feito em linha. Gostaríamos de chamar a sua atenção para a importância de responder cuidadosamente a estas perguntas, uma vez que o mais pequeno erro, mesmo que seja um erro de dactilografia, pode resultar na recusa do seu pedido. Por conseguinte, não se esqueça de reler atentamente todas as respostas antes de validar ou enviar o formulário.
Quando preencher o formulário de pedido de visto B1 ou B2 em linha, ser-lhe-á igualmente pedido que forneça uma fotografia tipo passe. Esta fotografia pode ser descarregada directamente do sítio Web onde apresenta o seu pedido. Note que também tem a possibilidade de fornecer esta fotografia durante a entrevista, se não a puder enviar através do sítio Web. É igualmente importante saber que a fotografia apresentada deve respeitar determinadas normas de formato. Se a fotografia não corresponder a estes critérios, pode ser rejeitada e, por conseguinte, impedir a obtenção do visto.
Uma vez apresentado o formulário oficial de pedido de visto B1 ou B2, pode passar à segunda fase do processo, solicitando a marcação da entrevista obrigatória. O sítio Web em que preencheu e validou o seu formulário redireccioná-lo-á automaticamente para a página oficial de marcação de entrevista do seu país de residência ou dar-lhe-á o número de telefone para marcar a entrevista.
Após a recepção da convocatória, deve comparecer na data e hora indicadas, levando consigo todos os documentos necessários para justificar o seu pedido. Assim, não se esqueça de levar a sua caderneta familiar, os seus dados bancários, o seu contrato de trabalho ou os seus três últimos recibos de vencimento, ou mesmo um certificado de pensão, se estiver nesta situação. Como explicámos acima, é também preferível trazer consigo qualquer outro documento que comprove a sua ligação ao seu país de residência. Pode, por conseguinte, optar por trazer os seus títulos de propriedade ou o comprovativo do pagamento da sua renda. Para além dos documentos que acabámos de mencionar, deverá também trazer outros elementos essenciais, como o seu passaporte, que deve ser válido e no qual será carimbado o seu visto. Deverá também fornecer um envelope Chronopost com o seu endereço no verso, que será utilizado para lhe devolver o passaporte depois de actualizado com o visto. Por último, é necessário imprimir e levar consigo a página que confirma a apresentação do formulário de pedido em linha, bem como o comprovativo de pagamento da taxa de pedido de visto.
É possível que não tenha acesso imediato à resposta ao seu pedido de visto, uma vez que esta lhe será enviada por correio. Se o seu visto for aceite, o seu passaporte validado ser-lhe-á devolvido no prazo de alguns dias.
Por último, vejamos como pode pagar os emolumentos relativos aos vistos B1, B2 ou B1/B2. Estas taxas são obrigatórias aquando da apresentação do pedido e podem ser pagas directamente em linha no sítio Web onde preencheu o formulário. O pagamento é efectuado preferencialmente por cartão de crédito ou Paypal, consoante o sítio, e é totalmente seguro.
Se não pagar esta taxa, o seu visto não será concedido, uma vez que o seu pedido não será transmitido às autoridades responsáveis pela sua análise. Naturalmente, também não conseguirá obter uma marcação para a entrevista obrigatória. Depois de ter pago o montante exigido, não se esqueça de imprimir o comprovativo de pagamento que receberá, para o poder apresentar na entrevista e ter a oportunidade de obter o seu visto.
Sim, é possível renovar um visto B1 ou B2 para os EUA em determinadas condições:
Se cumprir estes requisitos, pode renovar o seu visto B1 ou B2 seguindo estes passos:
Se o seu pedido de renovação de visto for aprovado, receberá o seu novo visto dentro de algumas semanas.
Descubra se a sua pergunta já foi respondida na lista abaixo
O visto B1 é um tipo de visto de não-imigrante que permite aos visitantes estrangeiros viajar para os Estados Unidos para fins comerciais temporários. As actividades permitidas por um visto B1 incluem reuniões de negócios, negociações de contratos, conferências profissionais, formação de curta duração, consultas com parceiros de negócios, etc.
O visto B2 é outro tipo de visto de não-imigrante que permite aos visitantes estrangeiros viajar para os Estados Unidos para fins de turismo, lazer ou tratamento médico temporário. As actividades permitidas com um visto B2 incluem férias, visitas a amigos ou familiares, tratamento médico, cursos de formação não académicos, etc.
Sim, o visto B1/B2 é um visto de não-imigrante que permite aos visitantes estrangeiros viajar para os Estados Unidos para fins de negócios ou turismo. No entanto, para o obter, tem de preencher determinadas condições e seguir um procedimento. É necessário preencher o formulário de candidatura em linha, marcar uma entrevista na embaixada ou no consulado americano mais próximo, fornecer documentos como um comprovativo de solvência, um itinerário de viagem, etc., e depois apresentar o seu pedido. É importante notar que a posse de um visto não garante a entrada nos Estados Unidos; tal dependerá da decisão do pessoal da imigração no aeroporto ou na fronteira.