Formulário de pedido ESTA para os EUA

Encontre todas as informações e conselhos úteis sobre o pedido de visto de turista ESTA para os EUA e o procedimento a seguir para esta formalidade administrativa e o seu formulário em linha.

Solicita o ESTA online!

Obter rapidamente o seu ESTA para os EUA

Descubra os nossos guias e conselhos práticos para obter a sua autorização electrónica de viagem ESTA para viajar para os Estados Unidos.

O sistema ESTA Saiba mais sobre o sistema ESTA e como utilizar esta isenção de visto para os EUA.
Passaporte e ESTA O passaporte é essencial para viajar para os Estados Unidos e obter um ESTA. Informe-se sobre as suas condições e características.
Países membros do ESTA Teste a sua elegibilidade para a isenção de visto ESTA para os EUA, descobrindo quais as nacionalidades aceites.
Procedimento detalhado Saiba mais sobre o procedimento de pedido ESTA 100% em linha e o guia do formulário a preencher.
Validade do ESTA A autorização ESTA é válida por dois anos. Saiba em que condições e para que viagens.
Quanto tempo é que demora? Saiba quanto tempo demora a obter a autorização ESTA, os pedidos urgentes e os nossos conselhos sobre como efectuar o pedido atempadamente.
Obtenha agora o seu ESTA em linha

Os prestadores de serviços em linha permitem-lhe requerer o seu ESTA em linha em apenas alguns minutos, com um formulário em francês e ajuda em caso de dificuldade. Receberá então a sua autorização num prazo máximo de 72 horas.

Solicita o ESTA online! Para saber mais

Todos os viajantes que pretendam visitar os EUA já não são obrigados a solicitar um visto e podem, em determinadas condições, solicitar um visto ESTA de turista ou de trânsito electrónico. Nesta secção, encontrará tudo o que precisa de saber sobre este procedimento simplificado para obter o direito de permanecer nos Estados Unidos, bem como muitos conselhos úteis para o ajudar a obter este documento de forma rápida e fácil, directamente online.

 

O ESTA substitui o visto para viagens turísticas aos EUA

Há alguns anos atrás, organizar uma viagem turística aos EUA era um desafio, porque os procedimentos administrativos para a obtenção de um visto eram muito complicados e aborrecidos. Actualmente, o governo dos EUA introduziu um procedimento simplificado para viajar para os EUA para fins turísticos com o programa de isenção de visto ESTA. ESTA significa Electronic Travel Authorisation (Autorização Electrónica de Viagem) em português. O objectivo deste novo procedimento é simplificar tanto o processo de pedido de visto por parte dos turistas como o tratamento desses pedidos pelas autoridades de imigração dos EUA.

Ao contrário dos pedidos de visto tradicionais, um pedido ESTA é feito directamente em linha, através do preenchimento e validação de um formulário simples. Não há necessidade de se deslocar a uma administração nem de preparar um dossier com vários documentos comprovativos, pois tudo é feito electronicamente, como explicaremos mais detalhadamente a seguir. 

Mas atenção! A autorização de viagem ESTA apenas diz respeito a estadias nos EUA com o objectivo de turismo, visita a um amigo ou família. Outros motivos de viagem, como trabalhar ou estudar nos EUA, requerem um pedido de visto normal. Veremos mais adiante neste artigo que outras condições também devem ser cumpridas para beneficiar desta autorização ESTA.

Finalmente, em comparação com o visto clássico, a autorização ESTA permite-lhe organizar uma viagem aos Estados Unidos mais facilmente, de uma forma moderna e sobretudo muito rápida, uma vez que a resposta ao seu pedido lhe é enviada por correio electrónico no prazo máximo de 72 horas.

 

Quais são os requisitos para um pedido ESTA em linha?

Como acabámos de ver, uma autorização ESTA pode permitir-lhe viajar para os EUA sem ter de solicitar um visto se desejar visitar o país ou um familiar. No entanto, também mencionámos acima que, para beneficiar deste programa de isenção de visto, é necessário cumprir determinadas condições prévias. Passemos a analisar estas condições. 

Em primeiro lugar, como explicámos acima, o ESTA só funciona para certos tipos de viagens para os EUA e nem todas as razões para permanecer neste país são aceites. Assim, pode utilizar esta autorização electrónica para uma viagem de turismo ou para visitar um familiar ou amigo.  O ESTA também é aceite para viagens de negócios, desde que esteja apenas dependente de uma empresa localizada no seu país. Se desejar ser empregado por uma empresa americana, mesmo para um simples estágio, não poderá viajar para os Estados Unidos com um ESTA e terá de solicitar um visto específico para poder trabalhar nesse país. O mesmo se aplica se desejar estudar nos Estados Unidos, pois existe também um visto específico que lhe permite realizar o seu sonho.

Para além do motivo da viagem, deve saber que as autorizações ESTA apenas dizem respeito a estadias nos Estados Unidos que não excedam 90 dias. Para além deste período, será necessário um visto. Em todo o caso, não poderá viajar para os EUA se planear ficar mais de três meses, mesmo que tencione pedir um visto após o período de 90 dias.

Note-se também que uma das principais condições para poder beneficiar do pedido de autorização de viagem simplificada ESTA é ser residente num dos países membros deste regime. De facto, aquando da criação deste novo procedimento, os Estados Unidos assinaram um acordo específico com alguns países, entre os quais Portugal, pelo que os restantes países do mundo estão excluídos deste procedimento. É claro que pode consultar a lista completa dos países que são membros do sistema ESTA neste sítio ou no sítio oficial do governo americano. Assim, para beneficiar desta isenção de visto, deve ser residente permanente num dos países em causa, como Portugal, e possuir um passaporte emitido por esse país.

Por último, deve também possuir um passaporte biométrico ou electrónico válido se desejar utilizar o sistema ESTA para viajar para os EUA. O número do seu passaporte será ligado electronicamente à sua autorização de viagem, pelo que terá de o trazer consigo quando fizer o pedido online.

Naturalmente, estes são os pré-requisitos para aceder apenas ao formulário de pedido ESTA online. Isto significa que mesmo que cumpra estas condições, não é certo que receba uma resposta favorável ao seu pedido. A decisão de aceitar ou não o seu pedido de autorização de residência cabe às autoridades responsáveis pela análise destes pedidos e, por conseguinte, à imigração americana, e a aceitação ou recusa do seu ESTA dependerá em grande medida das respostas que der no formulário em linha.

 

Como é que funciona o processo de pedido ESTA em linha?

Como certamente já se apercebeu, o procedimento de pedido do ESTA para os Estados Unidos é feito directamente em linha e sem ter de se deslocar a uma administração, como acontece frequentemente com os pedidos de visto. Também não é necessário apresentar qualquer documento comprovativo, bastando trazer consigo o seu passaporte quando aceder ao questionário.

A partir do site oficial ou do site do nosso parceiro, pode aceder a um formulário de pedido ESTA online escrito inteiramente em português, o que simplificará bastante a sua compreensão das questões colocadas.

O preenchimento do formulário é relativamente simples e rápido e não lhe tomará mais do que alguns minutos. A primeira parte diz respeito à sua identidade e situação pessoal. Em especial, é-lhe pedido que indique o seu nome completo, data de nascimento, endereço e situação profissional ou conjugal. Deverá igualmente indicar um endereço electrónico válido (endereço para o qual será enviada a resposta ao seu pedido) e o número do seu passaporte electrónico ou passaporte biométrico (cuja validade deve abranger tanto o pedido como a viagem).

A segunda parte do formulário é constituída por uma série de perguntas sobre as suas viagens anteriores, o seu estado de saúde e a sua situação jurídica. As suas respostas a estas perguntas serão utilizadas para avaliar o seu perfil geral e para verificar se está em conformidade com a legislação americana e se preenche os critérios de entrada nos EUA.

Depois de ter preenchido o formulário na íntegra e de ter tido o cuidado de responder a cada pergunta de forma honesta e transparente, ser-lhe-á dada a oportunidade de verificar todas as suas respostas antes de as validar finalmente. Para tal, ser-lhe-á pedido que pague a taxa de candidatura, que inclui as taxas cobradas pelo governo dos EUA, bem como a taxa de serviço (se estiver a utilizar um prestador de serviços privado). Este pagamento também só é efectuado online, utilizando o seu cartão de crédito ou uma carteira electrónica como o Paypal ou outro.

Assim, não tem de fazer mais nada, pois tudo é feito automaticamente. Com efeito, ser-lhe-á enviada uma resposta clara e definitiva por correio electrónico directamente para o endereço que indicou no questionário num prazo máximo de 72 horas, embora, na maioria das vezes, esta resposta seja obtida muito mais cedo. A mensagem electrónica dir-lhe-á se o seu ESTA foi aceite ou recusado. 

De notar também que, se viajar com a sua família, é possível solicitar a autorização ESTA para toda a sua família de uma só vez. Lembre-se que mesmo as crianças com menos de 18 anos, independentemente da sua idade, são obrigadas a ter uma autorização para entrar nos Estados Unidos.

 

Como é que solicito ou utilizo uma autorização ESTA para viajar para os EUA?

Depois de ter completado o procedimento de pedido ESTA online e recebido uma resposta positiva ao seu pedido, não precisará de apresentar qualquer outro documento para além do seu passaporte durante a sua viagem aos EUA.

De facto, uma autorização ESTA é uma espécie de visto desmaterializado que é, na realidade, uma autorização de viagem anexada electronicamente ao seu passaporte. Assim, quando o pessoal encarregado do seu voo no aeroporto ou os funcionários da alfândega nos EUA lerem o seu passaporte, verão no ecrã a sua autorização de permanência com as datas de validade e de obtenção. Isto simplifica, naturalmente, o aspecto administrativo da sua viagem, uma vez que não tem de se preocupar em trazer consigo outro documento importante.

Do seu lado, esta autorização ESTA será completamente invisível. Ao contrário dos vistos, que anteriormente eram afixados numa das páginas do passaporte, o ESTA não aparece em lado nenhum de forma visível e só os aparelhos dos agentes autorizados a ler estes passaportes lhe podem aceder.

No entanto, embora não seja necessário apresentar este documento durante a sua viagem, pode ser útil manter um registo escrito do mesmo sob a forma de um documento em papel. Isto permitir-lhe-á proteger-se em caso de problema e saber, a qualquer momento, o período de validade do seu ESTA e a sua data de expiração. Este documento contém igualmente o seu número de processo, que pode ser útil se pretender alterar certas informações autorizadas no seu ESTA ou consultar o seu estatuto em linha.